Uma dúvida comum que surge quando as pessoas desejam fazer uma bancada para cozinha ou revestimento de piso e paredes é sobre qual tipo de pedra utilizar: mármore ou granito? É frequente a confusão entre os dois termos. Apesar de ambos serem pedras naturais, cada um possui características técnicas distintas. Nessa postagem você vai entender a diferença entre mármore e granito.

A primeira diferença está na composição de cada pedra. O mármore é uma rocha metafórica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas.
Mármore Clássico PR - Diferença entre mármore e granito

O termo rocha metafórica é empregado no mármore por ele ter sido inicialmente um calcário comum. Ele então passou por transformações físicas e químicas devido a altas temperaturas e pressões no interior da Terra.

granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Ele é uma pedra mais dura e forte do que o mármore, além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais. Isso faz com que o granito tenha uma aparência mais luminosa em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.
Granito Cinza Mauá - Diferença entre mármore e granito

 Fonte: PR Grupo Paraná